sábado, 15 de dezembro de 2012

Análise do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada


Neste post falarei sobre as minhas expectativas sobre o filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.


Esse filme é muito fooooodaaaa! O melhor filme do ano, com certeza! Assisti ontem, na estréia. Queria ter até assistido da pré-estréia, às 23:55 da quinta-feira, mas como preciso acordar cedo deixei para ver na sexta mesmo. O filme é simplesmente fantástico! O diretor Peter Jackson fez um trabalho excelente, tão grandioso quanto àquele traçado na trilogia O Senhor dos Anéis. Para os nerds de plantão, eu já tinha publicado no post Análise do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez um pouco sobre a história dessa aventura. Aqui, mais uma vez, Peter Jackson conseguiu traduzir a sensação clean da leitura de um livro do J. R. R. Tolkien para as telas. A história não se passa correndo. Ela vai evoluindo, mostrando aos telespectadores aos poucos os elementos do enredo, as características dos personagens. Enfim, ambos, livro e filme, são emocionantes.


Poxa, na boa, ver novamente os personagens de Bilbo, Gandalf, elfos, anões, magos, orcs, na riqueza de detalhes no estilo "O Senhor dos Anéis" melhorada é um espetáculo a parte. Até o Frodo, quem diria! Apesar deste não participar da trama original do livro, Peter Jackson encontrou um jeito de mostrá-lo, incluindo um espírito de cronologia entre sua outra trilogia de uma forma fantástica. Frodo parecia até um galã de cinema... rsrsrs. Quando ele apareceu na tela, pude ouvir umas garotas falando: "nooossaaa... olha o Frodo"... rsrsrs. Achei engraçado. Mas realmente é interessante! Para que gostou da trilogia do anel pode viver momentos de nostalgia ao ver alguns de seus personagens protagonistas. Até o Sméagol. Esse tem uma participação essencial na trama, como você entenderá.



Engraçado que como eu havia dito no post do livro (Análise do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez), não conseguia diferenciar as personalidades e ações dos treze anões com clareza. No filme, entretanto, talvez por terem sido tão enfatizados em suas falas, personalidades e vestimentas, consegui acompanhar naturalmente quem era quem e o que poderíamos esperar de cada um deles. O mais "protagonista", digamos assim, continua sendo Thorin. Isso também é realidade no livro.


Falando agora um pouco da produção. Os efeitos especiais e a trilha sonora são excelentes. O 3D é fantástico! Pude assistir na versão HFR 3D (High Frame Rate 3D) que traz melhor qualidade na performance 3D no cinema. Eu tinha como referência de excelências no 3D filmes como Avatar e Alice no País das Maravilhas, mas sinceramente, em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada a qualidade foi superada. De certo o HFR 3D fez diferença, mas mesmo assim o efeitos do filme são os melhores.


Bom pessoal, já assisti o filme e pretendo assisti-lo novamente ainda no cinema. Quero rever cada momento dessa grandiosidade. Espero que vocês não percam-o ainda nas telonas, pois a sensação de viver mais um clássico das Terras Médias é inesquecível. Já bato uma aposta com vocês: Oscar de melhor filme, além de mais uma outra dúzia incluindo efeitos e atuação. Podem anotar ai. Depois agente discute esse resultado nos comentários do post.

Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:

Bom, é isso. Muito obrigado pela companhia e espero tê-los ajudado a terminar totalmente com as dúvidas de "vale a pena ou não" assistir esse filme. Vá para o cinema agora enquanto ainda tem tempo... também falo por mim... rsrsrs. Abraços e até a próxima!

7 comentários:

  1. Muito bem!! Fiquei impressionada com sua narrativa e admiração com o filme. Demonstra que supriu toda expectativa que tinha. Valeu a pena ficar esperando tanto tempo, né!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...nem fala, pra quem curtiu senhor dos anéis e gostou dos livros do Tolkien, assistir esse filme foi muito muito bom... rsrs

      Excluir
  2. Legal Guilherme!!
    Estou muito ansioso para ver o filme, também sou muito fã do Tolkien e espero que Peter Jackson também adapte Silmarilion!!
    Parabéns pelo blog, muito show!
    abs,
    Rafael Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eae Rafael, blz cara... silmarilion? será? Pow se ele for nessa onda de adaptar esse também acho que vai ficar bom... o hobbit ficou show de bola...

      Excluir
  3. Querido Guilherme,
    Com essa narrativa, fiquei curiosa pra assistir esse filme.
    A tua admiração que me contagiou.Com certeza vou assitir!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. o filme é muito legal, efeitos muito bons. Vale a pena assistir sim... o tiago vai gostar!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, fiquei triste pelo fato deste filme ter tido poucas indicações ao oscar. Também por não estar entre os melhores filmes. Tá certo que gosto é difícil discutir, mas colocar um filme como "As Aventuras de PI" com tantas indicações. Fala sério... o filme tem um momento de clímax, sim, tudo bem, mas todo o conteúdo anterior e posterior a esse momento é lero-lero. Os caras ficaram filmando pelo menos uns 5 minutos de zoológico no início do filme... Ah não, O Naufrago, na época, foi muito melhor que esse! Desde aquela vez em que Avatar perdeu pra Guerra ao Terror eu deixei de crer na confiabilidade dessas escolhas... na boa, não vou nem assistir as premiações. Parece que os caras têm diretrizes do tipo “vamos promover tais filmes agora e deixar de lado aqueles que todo mundo vai ver mesmo”... fala sério!
    desculpe o desabafo... rsrsrs... só pra constar, achei o filme do PI legalzinho, vale a pena assistir sim, ma O Hobbit é muito melhor!!

    ResponderExcluir