sábado, 11 de agosto de 2012

Análise do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez


Neste post farei uma breve análise do livro O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, do escritor J. R. R. Tolkien.


Na boa, quem nunca leu a trilogia de O Senhor dos Anéis ou assistiu a versão fabulosa adaptada para o cinema por Peter Jackson? Pois bem, a incrível estória contada nesse conto do Tolkien precede as aventuras da sociedade do anel. Mas não precede imediatamente! Na verdade a estória se passa há uma época muitos anos antes.

Tem o Frodo? Não! As aventuras narradas em O Hobbit mostram como o tio de Frodo, Bilbo Bolseiro, encontra o anel. É isso mesmo! Lembra que no primeiro livro "O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel" Bilbo já está de posse do anel? Em O Hobbit ele vai atrás de um tesouro perdido e, sem querer, acaba encontrando o Um Anel. Se ele acha ou não esse tal tesouro, eu não vou contar, mas você pode facilmente deduzir o que deve ter acontecido lembrando-se do seu estado financeiro em A sociedade do anel.

E o Gandalf, está presente em O Hobbit? Não só está presente como tem participação tão quanto importante se comparada a de O Senhor dos Anéis.


Na verdade, Bilbo, Gangalf e mais treze anões partem juntos para buscar esse tesouro na caverna do dragão Smaug. Na verdade eu achei demasiadamente grande o grupo de anões: Nori, Fili, Dori, Bofur, Gloin, Dwalin, Thorin Escudo de Carvalho (o líder do grupo), Balin, Oin, Bombur, Bifur, Ori e  Kili. Confesso que fora o anão Thorin, durante a leitura do livro, eu nunca soube bem de que anão se tratava. Da forma como o livro foi conduzido, poucas foram as características fortes individuais dos outros anões que permitissem ao leitor diferenciá-los com facilidade. Mas isso não atrapalha o livro em nada. Aliás, o fato de ter uma equipe grande de anões torna o enredo mais interessante. São situações tão diversas que eles passam que a dinâmica da estória fica muito peculiar.

É verdade que me motivei mais em postar essa análise pela produção dos filmes "O Hobbit" cujo primeiro deles sairá no final deste ano (2012). Poxa, se você gostou das aventuras na Terra Média tratada em O Senhor dos Anéis com certeza vai adorar esse livro! Realmente é muito bom. Não vou ficar comentando muito sobre detalhes para não atrapalhar as surpresas. Se você lembra bem do livro O Senhor dos Anéis vai encontrar situações consequentes de atos realizados em O Hobbit. Acho que não foi considerada uma série de quatro livros apenas pelo fato do período em que as estórias se passam ser tão distante. Mesmo assim existem muitos elementos em que nós podemos associá-las. O principal deles, é claro, é o próprio Um Anel. Os demais vou deixá-lo descobrir sozinho.


Bom, resumindo: leia o livro! É ótimo! Aproveite que o filme só vai ser lançado em dezembro e tenha a oportunidade de vê-lo após a leitura. Se você deixar para ler depois de ver o filme talvez perca algumas "cenas" fabulosas que certamente o livro tratou com mais riqueza.

Avaliação Geral:

Bom, é isso. Obrigado pela companhia.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário