sábado, 1 de setembro de 2012

Análise do jogo Journey


Neste post farei uma breve análise do jogo Journey do PlayStation 3.


Esse jogo é simplesmente fantástico! É o tipo de jogo simples, pequeno, com gráficos excelentes mas não exuberantes. É aquele jogo com muitas emoções e descobertas. Se você baixá-lo recomendo separar poucas horas (de 2 a 3 horas) para jogá-lo de uma vez só até terminar. Digo isso porque o jogo realmente é emocionante, com cenas e trechos únicos. Quando se joga a primeira vez, tudo é muito lindo, novo. Quando joguei precisei parar no meio para continuar depois. Daí quando retomei, inclusive achei melhor iniciá-lo novamente para rever as cenas, mas como eu já conhecia não teve tanta emoção. Agora, quando se passa por um trecho pela primeira vez é excelente!


Outro ponto interessante nesse jogo é que ele capta o movimento do controle normal do PS3 para direcionar a visão do personagem. Eu nunca tinha jogado um jogo que fizesse isso com o DualShock 3 comum. No vídeo acima, onde mostro o início do jogo, você poderá visualizar a explicação simplista sobre o controle.

O cenário deserto nos remete logo aos tempos de ICO e Shadow of Colossus. Durante o jogo você até encontra outros personagens e alguns poucos inimigos, mas tudo é muito simples. As habilidades do personagem se concentram apenas em pular (ou voar, dependendo do tamanho da faixa que aparece em suas costas) e falar. A voz na verdade é uma espécie de nota musical que considerei como se fosse um meio de comunicação do jogo. É legal que, quando você dá um toque curto no botão ele apenas emite um som baixo. Se você pressionar mais intensamente ele dá um som alto.

Além de andar, o jogador pode deslizar nas areias quando estiver descendo. Inclusive tem um trecho do jogo, mostrado no vídeo abaixo, que ele basicamente precisa patinar para baixo da montanha.


Pessoal, na boa, é muito legal essa parte! Além do cenário fantástico, as músicas combinam perfeitamente. Você poderá ver parte delas nos vídeos desse post.

Falando um pouco sobre a parte on-line do jogo. É muito boa! Você tem sua aventura solo, mas de repente você encontra um jogador da internet. Ele também está fazendo sua aventura, mas poderá prosseguir com você. O jogo é bem aberto. Por exemplo, quando eu joguei, encontrei dois jogadores on-line (em momentos separados). O primeiro avançou pela fase e sumiu. Como eu estava tentando pegar um item para aumentar o meu pulo, deixei que ele fosse na frente. Depois de algum tempo acabei encontrando outro. Esse foi mais tranquilo! Nós ficamos procurando os itens juntos e quando um encontrava alguma coisa emitia um som alto para chamar a atenção do outro. Veja no vídeo abaixo o momento em que nos encontramos.
Obs: Repare que aparece uma luz branca na parte de baixo da tela (00:08 do vídeo). Isso indica que tem alguém próximo.


O jogo tem poucos inimigos. Na verdade, são só alguns monstros parecidos com dragões voadores chineses, só que quadradões, por assim dizer. Eles tem uma espécie de luz nos olhos. Quando eles encontram algum passarinho (na verdade são panos vermelhos que voam, mas eles piam como pássaros) ele atira um raio vermelho. Isso também acontece se ele nos encontrar. Veja no vídeo abaixo quando eu e o outro viajante caminhávamos pela neve tentando se esconder desses dragões.


Geralmente eu reclamo de jogos pequenos. Muitas vezes não costumo nem jogá-los. Mas sinceramente esse jogo vale cada centavo. Acho até que tem um versão (com mais outros dois jogos) em que se pode comprar um Blu-Ray, mas eu comprei na PlayStation Network. Não lembro exatamente o preço, mas foi algo perto de 30 reais. Bom, não vou comentar mais sobre o jogo para não estragar os mistérios que você gostará de descobrir sozinho.


Como avaliação final apenas digo: "jogue Journey, você não vai se arrepender". Bom, vou melhorar um pouco esse comentário: "se você gostou de ICO ou Shadow of Colossus, gosta de jogos onde os cenários são enormes, porém praticamente com seu personagem andando sozinho, jogue esse jogo que você vai gostar".

Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:
Dificuldade:
Horas de jogo: 3
Plataforma: Playstation 3
Gênero: Aventura

Bom, amigos, é isso. Espero ter mostrado um pouco da magia do Journey.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário