quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jogando Demon's Souls - Boletarian Palace (parte 1)


Há alguns meses atrás, caros amigos leitores, postei em meu blog pessoal uma série com as aventuras de Zael, um Wanderer, pelo fantástico mundo de Demon’s Souls. Gostei tanto que resolvi formalizar minhas aventuras no game no meu blog. Depois de um tempo, resolvi então transcrevê-las aqui. Alterei alguns trechos dos posts originais com intuito de organizá-los cronologicamente. Isto porque no meu blog coloquei-as fora da ordem das fases do jogo. Na verdade, após Boletarian Palace, o jogo não prende o jogador a qualquer sequência de ações, entretanto, o primeiro post que escrevi no meu blog diz respeito à Stonefang Tunnel. Acho mais conveniente (e interessante do ponto de vista do andamento do jogo) iniciar em Boletarian Palace. Então vamos nessa.
Ah sim, claro, apenas para mantê-los cientes, vou transcrever as aventuras de Zael em contos, como numa estória, acrescentando detalhes do game quando necessário.


Meu nome é Zael e sou um Wanderer. Meu primeiro desafio aconteceu em Boletarian Palace, o primeiro mundo do jogo!

Primeiro detalhe: o castelo é imenso! As lembranças de ICO (do Playstation 2) surgem naturalmente! Masmorras, salões, corredores. A diferença é que aqui existem muitos e muitos zumbis, e que o ambiente tem foco na escuridão, enquanto ICO os locais são na grande maioria claros.


O grande barato desse mundo é que, de início, pensei ser possível chegar às salas por caminhos diferentes. E é exatamente assim que acontece neste castelo. Entretanto, esses "caminhos diferentes" só serão acessíveis depois que você for abrindo os portões. Ou seja, primeiro é necessário percorrer o caminho mais longo e, depois de algum tempo, encontrar uma manivela para abrir determinada grade e ter acesso àquele trecho. Ai que entra a diversão!

O castelo tem inicialmente cinco caminhos, sendo que quatro deles estão fechados:

Primeiro caminho:
Uma grade logo onde você começa (essa até hoje eu não conseguir abrir... rsrsrs). Alguém deixou uma mensagem no chão próximo a ela dizendo que só poderei acessá-la se estiver com tendência Pure White do meu personagem. Como ainda não consegui isso, ela está fechada. Ah... só para esclarecer: jogadores da internet podem deixar mensagens no chão por todo o jogo. Essas mensagens podem ser para ajudar (cuidado com o inimigo escondido à frente), para atrapalhar (dizendo, por exemplo, vai correndo, e daí você cai numa armadilha), ou que não dizem nada (tipo: Hi!).

Segundo caminho: uma grade para a torre da esquerda (fechada).

Terceiro caminho: o portão central (fechado).

Quarto caminho: a grade para a torre da direita (fechada).

Por fim, quinto: um caminho aberto ao lado da torre da esquerda.
Como é o único que se encontra aberto, no início devemos seguir por ele. Aqui basicamente temos que subir pelos corredores até chegar ao salão no alto da torre da esquerda. Todavia, além de poder descer por essa torre, também temos acesso ao vão central (que é necessário para alcançar o mesmo salão da torre da direita) e a um corredor lateral. Nesse corredor lateral tem um inimigo de armadura com uma luz vermelha no rosto. Esse inimigo é muito difícil! Eu morri várias vezes nele. Só consegui matá-lo de posse do Thief´s Ring (que dificulta a percepção do meu personagem pelos inimigos) e de uma magia de fogo, o que me permite ficar só de longe... rsrsrs. Depois de alcançar o topo da torre da esquerda, você desce (com muito cuidado - muitos zumbis) e consegue abrir a grade do segundo caminho. Isso é útil porque como agente morre várias vezes tentando chegar ao salão da torre da direita, é mais fácil chegar ao seu corpo morto subindo pela torre da esquerda.

Existem muitas salas, passagens secretas e inimigos estranhos ao tentar passar por esses salões centrais. Uma coisa interessante: é possível salvar "um amigo" (será?) que está cercado por vários inimigos. Enfim, no lado direito do castelo, muito próximo da torre da direita, você encontra uma área aberta com dois dragões que ficam parados (pelo menos comigo) e vários itens no chão (entre os dragões). Fiquei um tempo esperando, avançando e jogando flecha em um dos dragões. Nada! Resolvi correr e tentar pegar os itens. Um deles lança fogo e te mata na hora! Sem chance! Depois de algum tempo alguém deixou uma mensagem no chão dizendo para voltar a este lugar somente com o player em tendência Pure White. Vou voltar aqui no futuro! Depois de descer a torre da direita, você consegue abrir a grade de acesso à ela e a grade central do castelo. Agora é dose!

Na grade central do castelo agente encontra o primeiro chefe do jogo chamado Phalanx (é claro, sem contar com aquele que te mata no início, naquela área de tutorial do game).


Corri muito, mas não morri nesse chefe. Como eu tinha muita erva pra recuperar o sangue (Half Moon Grass), fiz várias tentativas de tentar acertá-lo até que identifiquei uma forma de matar os monstros ao seu redor mais rapidamente. Foi meio que sem querer. Quando eu apertei o botão triângulo e guardei o escudo. No início achei que ele tinha quebrado o escudo, mas depois vi que tinha guardado-o acidentalmente. Enfim, quando seguramos a espada com as duas mãos o ataque fica mais forte. Como eu estava sem escudo, ao invés de tentar defender os ataques, passei a me esquivar. Os monstros desse chefe são lentos, então quando eu esquivava de um, tinha praticamente acesso à suas costas, em que com apenas um golpe podia matá-los. Fiquei nessa até que restassem poucos deles. Daí, comecei a fazer o mesmo com o Phalanx. Foi assim que consegui matá-lo. Interessante que, nesse jogo, sempre que você estiver na Soul Form e matar um boss você vai recuperar o Body Form. Você acaba morrendo novamente (bem rápido, aliás) e voltando pra Soul Form, mas sempre poderá recuperar sua Body Form no próximo boss da fase.

Depois desse boss, tem uns corredores abertos em que um dragão fica soltando fogo toda vez que você passa por eles. Em certo momento é necessário descer e passar por um corredor escuro na parte de baixo. Tens uns lobos aqui que dão o maior susto na primeira vez que você passa. No final desses corredores você tem acesso ao salão do segundo boss. Esse é bem mais difícil. Morri várias vezes. Com o tempo descobri que para matá-lo precisamos deferir golpes nos seus pés, até que ele caia. Daí você acerta sua cabeça. Continua nesse processo até matá-lo. Detalhe: ele é pelo menos umas três vezes mais alto que você... rsrsrs.


Para quem estiver jogando nessa primeira fase, dou um conselho: não subestime nenhum inimigo! Desde o mais fraco zumbi até o mais forte cavaleiro. Toda vez que agente morre, o corpo fica no local da morte com todas as suas Souls. Você volta ao último Save Point com as Souls zeradas e terá que alcançar o lugar que morreu para recuperá-las. Ocorre que, por um instinto de urgência e raiva que surge quando isso acontece você acaba querendo driblar alguns inimigos pensando "esse ai é fácil, já passei por ele outra vez". É ai que mora o perigo! Numa dessas perdi 15 mil Souls. Putz, cara! 15 mil souls no início do jogo dá pra comprar vários pontos no nível do personagem. Mas foi assim, tentando matar rapidamente os inimigos pra chegar mais rápido no lugar do corpo! Furada pura!


Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário