Fala meus amigos! Quanto tempo heim!?
Nesse post vou falar um pouco sobre minha tentativa de criar um jogo!
Fiquei um tempo sem postar, mas foi por uma boa causa: dei continuidade na saga de criação de um jogo. Não entrarei em detalhes aqui porque criei um blog só para registrar o que passei durante a criação de mais um protótipo (http://vectortowns.com/).
Nesse post vou falar um pouco sobre minha tentativa de criar um jogo!
Fiquei um tempo sem postar, mas foi por uma boa causa: dei continuidade na saga de criação de um jogo. Não entrarei em detalhes aqui porque criei um blog só para registrar o que passei durante a criação de mais um protótipo (http://vectortowns.com/).
Como esclarecimento, por várias vezes já tentei criar um jogo. Em dois casos cheguei a concluir minha jornada com um protótipo. A primeira delas, se não me engano, foi por volta de 2009. Dois amigos e eu trabalhamos juntos por três meses (durante as noites...) e concluímos com uma versão single-player jogável de um personagem caminhando por um mapa.
Você deve estar se perguntando: por que um jogo 2D? Essa
é uma longa história que me permito postergar para outro momento, mas que você pode
descobrir nos links abaixo (links oficiais do primeiro protótipo):
Alguns anos depois, volto eu, desta vez conduzindo o
projeto sozinho, na tentativa de caminhar com o protótipo. Minha meta foi mais audaciosa:
multi-player via internet de um personagem caminhando e combatendo por um mapa.
Para não ampliar muito, as skills do personagem concentram-se em apenas uma
bola de fogo (fica mais para uma explosão, mas tudo bem).
Neste protótipo, os jogadores (convidei alguns para testar) puderam baixar o executável, logar no jogo (pela internet) e duelar com os demais. Se não me engano esse teste foi realizado com umas 4 ou 5 pessoas, todas simultâneas. Não pude explorar um número maior de usuários pelo fato do jogo estar hospedado em uma máquina na aws.amazon.com de apenas 2 GB de RAM, pouca largura de banda e uma CPU com dois núcleos – uma máquina fraquinha, né.
Neste protótipo, os jogadores (convidei alguns para testar) puderam baixar o executável, logar no jogo (pela internet) e duelar com os demais. Se não me engano esse teste foi realizado com umas 4 ou 5 pessoas, todas simultâneas. Não pude explorar um número maior de usuários pelo fato do jogo estar hospedado em uma máquina na aws.amazon.com de apenas 2 GB de RAM, pouca largura de banda e uma CPU com dois núcleos – uma máquina fraquinha, né.
Bom, enfim, não registrei o teste com os cinco jogadores,
mas registrei com dois notebooks. Veja o vídeo...
Para os curiosos e desenvolvedores de jogos, recomendo a
leitura do link abaixo. Nele eu postei todos os passos deste desenvolvimento: criação do servidor, conexão criptografada entre o cliente (jogo em si) e o
servidor, montagem e confecção das imagens, música, escolha do nome, etc.
Fechei esse protótipo no final do ano passado, e
inclusive já havia escrito este post. Só postei agora porque lembrei dele acessando
minha conta docs do google e ele estava lá (rsrs).
Pelo fato de eu mesmo ter criado o jogo, não vou postar minhas considerações (notas), ok!
Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado.
Abraços!!
Abraços!!
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