terça-feira, 4 de agosto de 2015

Vectortowns: Meu sonho de construir um jogo



Fala meus amigos! Quanto tempo heim!?
 Nesse post vou falar um pouco sobre minha tentativa de criar um jogo!


Fiquei um tempo sem postar, mas foi por uma boa causa: dei continuidade na saga de criação de um jogo. Não entrarei em detalhes aqui porque criei um blog só para registrar o que passei durante a criação de mais um protótipo (http://vectortowns.com/).


Como esclarecimento, por várias vezes já tentei criar um jogo. Em dois casos cheguei a concluir minha jornada com um protótipo. A primeira delas, se não me engano, foi por volta de 2009. Dois amigos e eu trabalhamos juntos por três meses (durante as noites...) e concluímos com uma versão single-player jogável de um personagem caminhando por um mapa.


Você deve estar se perguntando: por que um jogo 2D? Essa é uma longa história que me permito postergar para outro momento, mas que você pode descobrir nos links abaixo (links oficiais do primeiro protótipo):


Alguns anos depois, volto eu, desta vez conduzindo o projeto sozinho, na tentativa de caminhar com o protótipo. Minha meta foi mais audaciosa: multi-player via internet de um personagem caminhando e combatendo por um mapa. Para não ampliar muito, as skills do personagem concentram-se em apenas uma bola de fogo (fica mais para uma explosão, mas tudo bem).

Neste protótipo, os jogadores (convidei alguns para testar) puderam baixar o executável, logar no jogo (pela internet) e duelar com os demais. Se não me engano esse teste foi realizado com umas 4 ou 5 pessoas, todas simultâneas. Não pude explorar um número maior de usuários pelo fato do jogo estar hospedado em uma máquina na aws.amazon.com de apenas 2 GB de RAM, pouca largura de banda e uma CPU com dois núcleos – uma máquina fraquinha, né.

Bom, enfim, não registrei o teste com os cinco jogadores, mas registrei com dois notebooks. Veja o vídeo...


Para os curiosos e desenvolvedores de jogos, recomendo a leitura do link abaixo. Nele eu postei todos os passos deste desenvolvimento: criação do servidor, conexão criptografada entre o cliente (jogo em si) e o servidor, montagem e confecção das imagens, música, escolha do nome, etc.


Fechei esse protótipo no final do ano passado, e inclusive já havia escrito este post. Só postei agora porque lembrei dele acessando minha conta docs do google e ele estava lá (rsrs).


Pelo fato de eu mesmo ter criado o jogo, não vou postar minhas considerações (notas), ok!
Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado.
Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário