quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Análise do jogo Resident Evil Revelations


Neste post farei uma breve análise do jogo Resident Evil Revelations do Nintendo Wii U.


Variando um pouco o padrão de posts deste site, desta vez não vou me ater a postar fotos ou vídeos sobre o jogo. Pretendo apenas relatar o resultado da equação expectativa/percepção baseado em minha vivência com os jogos da série.

Onde jogar? Fiquei em dúvida quanto jogá-lo no PS3 ou Wii U. Preferi este por conta da possibilidade de acompanhar o inventário e o mapa através do Gamepad do Wii U. E já adianto: estou realmente muito satisfeito com os jogos de Wii U, inclusive do Resident Evil Revelations, mas isso é assunto de outro post falando só sobre Wii U.

Enfim, comprei o jogo para Wii U e comecei. Minha expectativa estava abalada por conta dos dois últimos títulos da linha original da série. Sim, estou falando mal do Resident Evil 5 e do Resident Evil 6. O RE5 teve seu próprio post. Clique aqui para lê-lo. Confesso que o RE6 foi tão irrelevante que nem sequer dei o trabalho de fazer um post. Sinto muito aos leitores que gostaram do 6º episódio, mas em minha opinião, RE hardcore foi até o 3. O 4 já perdeu um pouco mas continuou sendo um ótimo jogo. O 5 e o 6...

Vamos ao que interessa. Resident Evil Revelations tem uma história legal, ponto. Entretanto, os puzzles (que no caso do Wii U, foram todos concentrados na telinha do Gamepad... muito legal), a falta de munições (coisa boa, jogo de sobrevivência, tá ligado?), as portas que não consegui abrir, os momentos de confusão (que eu achei que ia acontecer uma coisa e acontece outra) foram essenciais para minha percepção final do jogo: excelente!

Chego quase a considera-lo como um bom resgate ao survival horror da velha guarda (RE1). Teve momentos que fiquei sem munição! Isso é quase impossível em RE5 e RE6. Aliás, esses jogos parecem mais com Call of Duty e outros do gênero. Nada contra Call of Duty, mas são jogos de estilos diferentes – ou pelo menos deveriam ser.

Andei até pensando sobre o assunto: acredito que as grandes, como a Capcom, estão tendo um problema de feedback dos clientes. Eles lançam um jogo ruim como o Resident Evil 6 e vendem uma quantidade muito grande de jogos, mas se esquecem de analisar que as vendas foram grandes porque existe uma infinidade de fãs que compram na esperança de reviver as emoções dos REs antigos, ou ainda porque atualmente o número de gamers é muito maior. E com todo o marketing envolvido no lançamento tem gente que acaba comprando no susto: “Êpa... um jogo de zumbi... bora comprar essa parada...”.

Poxa, estou novamente falando sobre os outros jogos. Voltando ao Revelations. O jogo é excelente. Os gráficos não são tão bons. E nem venham com essa historinha ridícula de que o Wii U tem um hardware inferior ao PS4 e Xbox One que isso pouco me importa. Eu tenho Playstation 3 e vou comprar o 4. Mas a Nintendo tem seu brilho e continua lançando seus jogos de forma excelente. Mesmo que o Wii U tenha um processador mais fraco que os concorrentes, este não é o motivo do gráfico deste jogo ser inferior. Quando você for jogar, notará. Não houve muito preciosismo na sua produção. Os cães que aparecem chegam a ser esquisitos. Mas não se deixe enganar: gráfico excelente nunca foi considerado fator predominante para o jogo ser bom.


Bom, então, como comentário final: se você gosta dos Resident Evil iniciais da série, jogue este jogo.

Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:
Dificuldade:
Horas de jogo: 15
Plataforma: Nintendo Wii U
Gênero: Survival Horror

Obrigado pela leitura e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário