quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análise do jogo Machinarium



Neste post farei uma breve análise do jogo Machinarium do iPad 2.


Imagine um mundo populado apenas por robôs, com suas intrigas, seus problemas, suas cidades. Imagine agora que neste mundo os robôs estão meio que sucateados e interagem com objetos de uma época mais "vintage", como um toca discos vinil, por exemplo. É uma espécie de passado num mundo futurista. Pronto. Este é o mundo em que se passa a história de Machinarium, através do personagem principal do jogo chamado Josef.


O que podemos esperar de Machinarium? Puzzles fáceis. Puzzles dificílimos. História envolvente. Efeitos sonoros interessantes e música original (e muito bem trabalhada, aliás). O andamento do jogo se dá com Josef tentando voltar à cidade (ou seria fortaleza? ou castelo?) de onde foi expulso. Não me atrevo entrar em detalhes sobre sua aventura para não comprometer o desvendar de sua história. Você certamente vai preferir descobrí-la sozinho. Em cada área em que esse robozinho acessa, um novo (ou vários novos) desafio de quebra-cabeça lhe aguarda. São itens no cenário, portas com puzzles, distrair adversários, enfim, de tudo um pouco - mas sempre com um viés de estratégia.


O que não vamos encontrar em Machinarium? Ação. O jogo praticamente se passa de uma forma bem tranquila, leve. Não há momentos com tiros, mortes violentas, destruições. Você não deve esperar morrer com seu personagem. Eu, pelo que lembro, devo ter morrido uma ou duas vezes. Mas mesmo assim foram casos particulares de enigmas que envolviam algum perigo iminente. No geral, o que acontece é ficar aguarrado num trecho no qual ainda não se descobriu a solução do puzzle. Isso ainda pode ser contornado com uma "ajuda" que fica sempre acessível num menu do jogo. É claro, para conseguir acessá-la, todavia, você precisa passar por um pequenino jogo de nave, meio no estilo dos clássicos do Atari.


Enfim, fica aqui minha breve análise sobre esse excelente companheiro de viagem. Para quem gosta do estilo Puzzle e prefere encará-lo num formato história, jogue Machinarium que você não vai se arrepender. Só uma observação quanto às horas de jogo: postei na análise que o jogo possui 15 horas de gameplay, mas na verdade isso pode variar muito. Se você tentar resolver todos os puzzles sem "colar", certamente vai demorar várias horas. Mas pegando um detonado na internet ou acessando a ajuda do próprio jogo, vai aproveitar menos.


Avaliação Geral:
Gráfico:
Música:
Dificuldade:
Horas de jogo: 15
Plataforma: iPad 2
Gênero: Puzzle

Bom, é isso! Muito obrigado pela leitura.
Até a próxima.

Um comentário: