quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análise do livro O Imperador: Os Portões de Roma


Neste post farei uma breve análise do livro O Imperador: Os Portões de Roma, do escritor Conn Iggulden.


Muito feliz foi a ideia dessa narrativa. A história se passa, é claro, em Roma, antecedendo os períodos ditos turbulentos do império de Júlio César. O enredo se inicia, particularmente nesse livro, através da passagem pela infância dos amigos Caio e Marcus. O pai de Caio, preocupado com seu futuro, resolveu contratar um famoso gladiador de Roma da época, chamado Rênio.

Logo nos primeiros capítulos já nos envolvemos com a dureza de Rênio e com as personalidades dos garotos. Momentos de rincha entre Caio e Marcus com um bando de garotos mais velhos vizinhos do terreno, viagens à Roma para ver as batalhas entre os gladiadores, fogo em Roma, enfim, muitos são os acontecimentos que prendem o leitor ao romance.

Já mais próximo do fim do livro, um dos trechos mais curiosos, pelo menos que pegaram de surpresa, foi sobre a real identidade dos personagens do conto.

Atenção: se você pretende ler este livro com um viés de leigo sobre o assunto (que foi o que fiz), não continue lendo esse artigo, pois detalho um fato interessante, que apesar de óbvio, não fica tão claro durante a leitura. Daí talvez eu estragaria a surpresa. Vá direto para a análise.


Se você está lendo esse trecho é porque concorda em saber de detalhes sobre os personagens que são mostrados aos poucos no livro. De fato, isso é óbvio, mas confesso que pra mim a ficha demorou a cair! O garoto chamado Caio, na verdade é o Caio Júlio César, e o garoto Marcus é Marcus Brutus. Ohhhh. rsrsrsrs. Pessoal, na moral, eu não tinha sacado isso! Em todo o livro eles são tratados como Caio e Marcus. Quando, lá no final, eles se apresentam pelo nome completo, pensei: Caramba!! Eles são os próprios personagens da frase "Até tu, Brutus?". Essa frase não aconteceu, ok! Foi só o que pensei na hora... rsrsrsrsrs.

Voltando ao assunto, o livro é ótimo. Vamos à análise.



Avaliação Geral:


É isso amigo. Minha opinião final é: leia o livro! Vale muito a pena.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário